sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O CAOS BOLIVIANO !

Bolívia 1 - Líder cívico diz que Carta de Evo é racista, Na Folha:
Banqueiro, fazendeiro, esguio, branco, bem vestido, Branko Marinkovic Jovicevic, 41, casado, três filhos, é a liderança máxima do Comitê Cívico de Santa Cruz. Formado pela Universidade do Texas (EUA) em engenharia eletromecânica e em economia e finanças, o descendente de iugoslavos que chegaram à Bolívia em 1956 fugindo do comunismo do general Josip Broz Tito (1892-1980) é um dos inimigos mais ativos do presidente Morales. "Branko" faz pouco caso dos adversários. Orgulhoso, diz ser um "representante do capitalismo de Santa Cruz" e acusa o presidente, ele sim, de "racista". Abaixo, trechos da entrevista que Marinkovic deu à Folha. (LC)

FOLHA - O presidente Evo Morales expulsou o embaixador norte-americano, Philip Goldberg, alegando que o diplomata envolveu-se em atividades conspiratórias contra o governo. Também relacionou a conspiração à viagem que o sr. fez a Miami...
BRANKO MARINKOVIC - O governo ultrapassou todos os limites do razoável. Minha mulher teve um problema de saúde, e foi por isso que fui a Miami. É ridículo que eu tenha de explicar isso.
(...)
FOLHA - E qual é o caminho?
MARINKOVIC - O caminho é a autonomia. Evo Morales não pode negar isso e querer nos impor uma Constituição [refere-se ao projeto de Carta aprovado pela Assembléia Constituinte de maioria governista]. Não vamos aceitar uma Constituição que não preveja o básico "cada cidadão um voto". Não há nada que nos faça aceitar que um cidadão valha mais do que outro por causa de sua origem étnica.
Folha - Como assim?
MARINKOVIC - Na Constituição, dizem que há circunscrições que elegem seus deputados não por base populacional nem territorial. Uma etnia de 20 pessoas tem a mesma representação de outra de cem mil pessoas. Não é questão de indigenismo nem de antiindigenismo. O problema é Evo Morales, que traz esse tema racial de forma totalmente equivocada.
(...)
FOLHA - O governo diz que o senhor e os defensores da autonomia cruzenha são racistas.
MARINKOVIC - Se existe um departamento em que não existe discriminação contra indígenas é Santa Cruz. Quando o MAS (partido de Morales) fazia manifestações em Cochabamba, paravam os ônibus e pediam as carteiras de identidade. Se eram de Santa Cruz, golpeavam-nos. Isso é racismo.
Bolívia 2 - Embaixador afirma que Bolívia cogita decretar "estado de sítio" Na Folha:
Ao lado de seu ministro da Fazenda, Luis Alberto Arce, o embaixador da Bolívia no Brasil, Rene Dorfler, afirmou ontem que o presidente Evo Morales estuda a instalação de estado de sítio no país para controlar os protestos."A Constituição política estabelece essa possibilidade, o governo está avaliando a situação e vai decidir se for necessário", afirmou Dorfler.Segundo o ministro boliviano, a expulsão do embaixador norte-americano Philip Goldberg anteontem se refere a um problema "com a pessoa do embaixador", que teve encontros com líderes da oposição e foi criticado por Morales antes. As relações com os Estados Unidos não estariam em risco, segundo ele.O embaixador e o ministro ressaltaram que o governo Morales adotou medidas para conter a violência e assegurar o fornecimento de gás ao Brasil, como o envio das Forças Armadas a locais estratégicos. A polícia e o Ministério Público começaram a investigar os crimes."O governo tomou e está tomando todas as medidas para garantir o fornecimento de gás e instruiu que as Forças Armadas da Bolívia passem a vigiar os campos petrolíferos e gasíferos do país", disse Dorfler.Arce completou: "São pequenos grupos violentos, terroristas, que estão fazendo isso. O governo avalia que não se pode submeter toda a população a uma situação de exceção só por causa desses grupos".

Um comentário: