segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DESAFIO DE GEOGRAFIA : 1º DE UMA SÉRIE !

Observe e analise a IMAGEM ACIMA: Ela mostra os Conflitos presentes no Mundo, e suas causas e consequências !
Q1) O fim da Guerra Fria gerou muitas expectativas sobre o início de uma nova era de ordem e estabilidade nos assuntos mundiais. Todavia, o período do pós-Guerra Fria se caracteriza por instabilidade e violência, especialmente no mundo em desenvolvimento. Muita coisa mudou, mas os assuntos centrais que definem as relações entre povos e Estados permanecem iguais. Como assinalou um comentarista: “As preocupações tradicionais sobre o equilíbrio do poder, alianças, corrida armamentista, dissuasão e confronto entre as grandes potências, deram lugar a uma nova série de preocupações sobre nacionalismo étnico, militância religiosa, degradação do meio ambiente, escassez de recursos, diplomacia preventiva, manutenção da paz, intervenção humanitária e conflitos em pequenos Estados."

De acordo com o mesmo autor, as "novas" preocupações refletem mudanças rumo a um nível mais reduzido de envolvimento no conflito – de acordo com um sistema internacional em transformação –, em vez de uma mudança fundamental nas causas da guerra.
Uma forma conveniente de organizar o pensamento sobre o que de outra maneira pareceria um universo caótico de conflitos contemporâneos é dividi-los em três níveis:

(1) Conflito de uma potência (País Poderoso);

(2) Conflito Regional; e

(3) Conflito Comunal.

EXPLIQUE CADA UM ACIMA CITADO, E EXEMPLIFIQUE-OS:
Responda para mim:

Nenhum comentário:

Postar um comentário