quinta-feira, 10 de junho de 2010

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mb

Check out this SlideShare Presentation:

42 comentários:

  1. Frase 26, Iasmim Zanette .
    Michel Montaigne era em filósofo que acreditava nos valores humanos, a frase da Iasmim representa exatamente isso, onde a palavra é o espelho da sua integridade : se ela é verdadeira você é uma pessoa confiável ao contrario você não será tão integro e confiável quanto parece .

    ResponderExcluir
  2. Bárbara Sousa 2°MB11 de junho de 2010 às 16:35

    O pensamento de René Descartes que a aluna Ana Carolina quis mostrar e dizer o que significa,na minha concepção não podemos distinguir a realidade e um sonho,pois muitos conhecimentos que temos é através dos sentidos que vem de uma ilusão de um sonho.E daí começa gerar uma dúvida que não saberemos se tem uma explicação para o que é realidade e um sonho.

    ResponderExcluir
  3. "É melhor se restringir a um pensamento limitado e ser o certo, do que abrir a mente para novos pensamentos sobre um todo" Blaiser Pascal tinha a intenção de ir contra ao renascimento que explicava tudo e comprovava tudo pela ciência e principalmente pela razão e isso era contra as idéias teológicas do pensador. Atualmente .. nós não somos capazes de saber um pouco de tudo, pois o pensador modernos se julga sabedor de todas as coisas. frase 6 -bianca sossai.

    ResponderExcluir
  4. Emanuela Bonno Bissoli12 de junho de 2010 às 13:27

    Frase 15

    A vida está acima de tudo. É a jóia mais preciosa, o maior de todos os tesouros. Não podemos deixar que qualquer pessoa se ache no direito de retirá-la de nós. As vezes algumas pessoas dão a própria vida para preservar a vida do outros. Preservar a vida não é só um direito, mas também uma obrigação.

    Emanuela Bonno Bissoli -2ºMB

    ResponderExcluir
  5. A aluna Mariana França quis dizer com a frase que sempre devemos aprender com os nosso erros,pois alguma coisa que cometemos como coisas ruins quanto como coisas boas,sempre pode nos influenciar no futuro.Por isso sempre devemos tirar proveito disso,para que um dia possamos nos tornar pessoas de bem.

    ResponderExcluir
  6. Brenda Freitas 2ºMB

    "Termos escolhas quando podemos tomar nossas próprias decisões é poder assumir nossos próprios sonhos erros e pensamentos e nos sentirmos livres para termos assim nossa própria liberdade.

    ResponderExcluir
  7. rafaely. frase 42. 2MB13 de junho de 2010 às 11:46

    No trabalho realizado pela aluna Raissa Carlete, frase 42, relacionado a frase de Nicolau Maquiavel, cujo o asssunto é sobre a conquista de um objetivo ou a desilusão de nao ter alcançado, Raissa foi feliz quando deixou transparecer a necessidade de planejamento, ou seja, para conquistarmos alguma coisa temos que estar bem preparados, dispostos e conciente que nao poderemos esperar nada com facilidade, entretanto o fato de nem sempre conquistarmos o objetivo, fara de quem busca um derrotado, pois na vida temos que tirar proveito e mostrar ao mundo o quanto somos maior do que as adversidades da vida.

    ResponderExcluir
  8. Mariana Siqueira Depes - 2º MB13 de junho de 2010 às 12:40

    A frase 38, do Matheus, nos traz um pensamento de Maquiavel, onde quando interpretado tiramos a conclusão de que as pessoas que possuem um objetivo, um interesse precisam correr atrás para que possam conquista-lo. Vivemos em uma sociedade individualista, onde somente as pessoas que vivem uma situação, podem inverte-la, podem se livrar da mesma, quem está de "fora" não irá tomar atitudes por você.

    ResponderExcluir
  9. Eduardo Alves de souza 2ºMB13 de junho de 2010 às 13:34

    Eu Eduardo alves comento a frase 16 de Thomas Hobbes:
    Hobbes diz que:o governo é concentrado na mão de um só sendo então depotista e por pior q seja o governo,é melhor te-lo do que deixar sem ordem um local deixando assim o anarquismo,a violencia e mortes tomarem conta do lugar,ous seja,por pior que sja o governo é melhor te-lo do que morrer pela violencia gerada pela desordem.

    ResponderExcluir
  10. Lucas Lopes Menicucci / 2ºMB13 de junho de 2010 às 14:30

    A aluna Márcia Câmara argumenta a atitude de um rei diante de seus súditos, tendo como base a esperteza necessária para enfrentar situações e a força para resistir e comandar seus subordinados e ser obedecido

    ResponderExcluir
  11. Victor dos Santos Moreira de Araujo 2° MB,frase 51,comentando a aluna Thais Parreira13 de junho de 2010 às 14:46

    De acordo com o slide da Thais Parreira frase n°51,Friedrich Nietzsche acreditava que numa sociedade não são os seres que ficam no alto escalão do Estado que fazem corrupção,que os que ficam lá embaixo de tudo também cometem corrupção,e uma sociedade em que é instalada a corrupção é deixada de lado pelos outros como se ela fosse um nada justamente causa do que as pessoas que nela vivem fazem.

    ResponderExcluir
  12. Comentário da Frase 12 - Filosofia
    A frase diz que cada um pensa de um jeito, cada um pensa individualmente, então, sempre haverá controvérsias.

    Aluna: Tatiana Coutinho Matielo - 2ºMB
    CREI

    ResponderExcluir
  13. Bianca Sossai - 2ºMB - Frase comentada: 05.
    Temos dúvidas do por que estamos aqui. Do por que não estamos em outros lugares. Já que o mundo é tão grande, por que estamos neste local? Pascal tentava respoder tais questões, porém são questões de difícil respostas.

    ResponderExcluir
  14. Iasmin Zanette Dansi - 2º MB - Frase 2513 de junho de 2010 às 18:06

    Segundo o comentário da aluna Isabela Marin, frase 26, pode-se concluir que Michel de Montaigne acreditava que nossos atos, personalidade, entre outros fatores que compõem o ser humano, está totalmente ligado ao espírito de cada indivíduo. Podemos exemplificar isto ao observar os antigos gladiadores, que possuíam um espírito guerreiro acarretando em um ser que passava horas treinando e dias em batalhas. Assim, concluímos que o corpo obedeçe as ordens do espírito.

    ResponderExcluir
  15. Caroline Kobi de Castro - 2ºMB14 de junho de 2010 às 13:44

    De acordo com os slides de Camille Castelo 2ºMB e frase 9, Locke era um empirista que dizia que todos nascem iguais, puros e sem conhecimento. Eu concordo pois são as nossas experiencias, sociedade, mídia, família, escola e religião que formam o ser humano, com seu caráter e personalidade.

    ResponderExcluir
  16. Rafael Bolognini Pereira 2ºMB14 de junho de 2010 às 13:51

    Segundo a aluna Milena Lovatti, do 2ºMB, cuja frase do brilhante filosofo Nicolau Maquiavel, põe em dúvida a real necessidade da luta diária, nos faz pensar qual seria a verdadeira luta do homem: seria uma luta apenas pelo o que ele necessita, ou vai muito além e nos apresenta um modelo aboleimado (rude) do homem que desde os primórdios só pensa no seu principio de ganhar a qualquer custo.As vezes, essa necessidade criada pelo próprio inconsiente do homem, torna consciente a necessidade dele buscar algo que ele não precisa.Teoricamente, quando devemos estar satisfeitos, estamos querendo mais.Isso é do ser humano, isso é nosso.

    ResponderExcluir
  17. THAIRONY LINHARES , 2° MB14 de junho de 2010 às 14:44

    Ao analisar a apresentação que será feita pela minha colega Thais Oliveira, com sua frase, e o pensamento do seu filósofo, pude concluir que a sociedade vem levando sua vida de uma forma na qual não procura saber através de comprovações os "por quês" de tudo, não usando de argumentos convincentes para saber a explicação para qualquer coisa existente em nosso dia-a-dia.Isso faz com que deixemos nos levar por qualquer explicação que for dada para nós, fazendo com que acreditemos em quase tudo que é falado pra gente, sem duvidar do que é certo e do que é errado perante a nossa sociedade. Ainda conclui que os sábios que tem a moral e sabem compreender e distinguir os males que são impostos pela nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  18. Gabriela De Nadai Mauri - 2ªMB14 de junho de 2010 às 15:05

    A frase 22 nos mostra que não devemos ter muita certeza e nem muita expectativa, porque podemos ter alguma idéia, mas nem toda certza, porque o que acontecerá depois nós não temos como ter uma previsão certa. E muitas vezes, essas certezas ou expectativas que temos se transformam em decepções, ou não, depende de nossa expectativa e do que aconteceu. Então devemos tomar cuidado com essas previsões, às vezes podemos nos decepcionar.

    ResponderExcluir
  19. Bárbara Targa Machado14 de junho de 2010 às 16:27

    Analisando a frase número 03 da aluna Betina Hatum,podemos relatar que um homem possui sabedoria através do processo de filosofar sobre a humanidade,os que não tem o hábito de filosofar se tornam ignorante,bárbaros e fáceis de enganar e manipular.

    ResponderExcluir
  20. Ana Carolina Moura-2ºmb14 de junho de 2010 às 16:34

    Comentárei a frase 02 da aluna Barbara Souza.
    Nós somoso seres humanos,e inconscientimente idealizamos o futuro e revivemos o passado,fazendo um atrasado em nossas vidas onde não aproveitamos o que estamos vivendo de verdade no presente.
    Certas coisas acontecem em nossas vidas tanto ruins como boas,porém invez de guardamos como aprentizado e tirar situações como lições,preferimos ficar "remoendo a feriada",deixamos de viver pensando no passado,pode perceber isso por Thomas Edison,se ele tivesse parada para remoer o primeiro erro ele não seria o inventor da lampada!
    Acredito que tudo é lição de vida,mas é aquele ditado "quem vive de passado é museu,entretando devemos "tocar" a vida,viver intensivamente,e não ficar idealizando o futuro demais,sim aproveitar ao máximo possivel o que vivemos hoje,porque logo se tornará o passado.

    ResponderExcluir
  21. Romilson de Oliveira Campos Neto - 2º MB14 de junho de 2010 às 17:22

    Comentando o trabalho da aluna Talita Scarpi:

    Pelo ser humano ser racional, ele tem a capacidade de formular suas ideias a um determinado assunto. Têm a capacidade de julgar algo, colocando em vista os prós e contras, logo é uma pessoa crítica. Uma pessoa de caráter forte é aquela que consegue defender seu ponto de vista até o final (argumentando). Entretanto, a mesma argumentação muitas vezes, não deve ser focada somente em suas próprias observações e análises, e sim em opiniões alheias que podem ajudar a construir um conhecimento. Porém, se não há uma contra-argumentação convincente e quer de algum jeito passar a sua ideia, essa pessoa passa a ser estúpida ao invés de crítica.
    Concluindo, a ideia é realmente formulada, passando a ser um objeto de debate; tanto com o nosso pensamento, quanto o pensamento dos outros, possibilitando-nos filosofar.

    ResponderExcluir
  22. Betina Hatum - 2º MB14 de junho de 2010 às 19:30

    Comentário baseado no trabalho de Bárbara Targa, sobre René Descartes.
    Todo cidadão deve primeiro respeitar as leis de seu país, seguindo a cultura sem contestar, porque ela existe a mais tempo e deve ser preservada. Em segundo lugar da vida de qualquer pessoa, devemos seguir opiniões restritas e sem excesso de qualquer coisa, como autoritarismo ou liberdade. Duas coisas bem contestadas e em exagero é capaz de afetar uma civilização inteira. Juntando todas essas duas regras, formamos a nossa personalidade e ao mesmo tempo seguimos regras da sociedade.

    Betina Hatum - 2ºMB

    ResponderExcluir
  23. Matheus Bastianelli Sanson14 de junho de 2010 às 20:45

    Eu, Matheus Bastianelli (Frase 38), comentarei a frase da aluna Mariana S. (Frase 37):

    Nicolau Maquiavel, foi claro em sua frase. Demonstrando que não se pode conhecer totalmente o homem, porém existe um recurso em que possivelmente saberíamos algumas de suas características, observando os lugares ou companhias que o mesmo frequenta. Pois segundo ele, não é possível que não haja nenhuma semelhança entre eles.

    ResponderExcluir
  24. Raíza Carlette - 2º MB14 de junho de 2010 às 21:21

    Segundo a frase 41, de Rafaely, as pessoas pra ter moral pra ser superior elas se aproveitam às vezes das falhas e recaídas dos outros para se tornar moral e o "melhor". E não pensamos que podemos ferir outra pessoa, para ter o poder de forma imoral, e prejudicar muita gente. E às vezes estamos tão excitados com o poder que não nos abalamos por saber que fizemos mal a essas pessoas, que se aproveitam da situação.

    ResponderExcluir
  25. Juliana Fardin,2ºMB14 de junho de 2010 às 21:21

    Segundo a frase do aluno João Vitor,Montaigne segue a tese que o nosso espírito é o nosso estado de alma,que conforme essa tese se nos estamos bem no nosso dia-a-dia consequentemente estaremos bem em nossa vida devido ao estado do nosso espírito e assim sucessivamente,quando estamos com algum problema nosso espírito estará diferente,ele que está sempre nos levando a tomar decisões da vida,porque é dele que sai o nosso estima.

    ResponderExcluir
  26. O trabalho da aluna Lays Camporez relata que o filósofo Michel de Montaigne na época, foi considerado como inventor e cientista, e um ótimo observador , pois observava o comportamento humano q tudo existendo entre nós. Descobrindo assim, que, nada no mundo é totalmente igual, existem coisas muito parecidas, mais igual nunca, nem mesmo a sabedoria, o conheçimento. E assim esse pensamento ate nos dias de hoje, não existem idéias contrárias, e essas idéias não são expressas só no papel, más tambem vivida.

    ResponderExcluir
  27. Rielly de Sá Lima - 2° MB14 de junho de 2010 às 21:41

    Segundo a frase do aluno Rodolfo Passoni n° 44, nós seres humanos temos o direito de mudar nossa vida a partir de um sonho, não precisamos seguir o modelo de vida de ninguém, mas podemos moldá-las da melhor maneira possível. A frase também está relacionada com algum desejo que o homem possui de criar e realizar algo; ele inventa, planeja e imagina, em seguida faz acontecer, porém logo faz questão de esquecer, pois tem a certeza que esse sonho é passageiro.

    ResponderExcluir
  28. Vinicius Lourenço - 1º MB - Frase 5014 de junho de 2010 às 23:12

    Há frase de Friedrich Nietache, nos mostra a realidade em que nós vivemos, pois como diz, os sabios e conhecedores da verdade são os responsaveis por lutar por direitos, contra as bases falsas impostas para nós, e para isso deve - se acabar com todo os principios e custumes, questinar os atos, não somente perante o estado, mas perante a sí mesmos, quem somos? Por que obedecemos tudo que nós empõe? Friedrich nos passa atravez de seus pensamentos, sua filosofia, que não tem desigualdade, somos todos iguais, somos todos sabios e conhecedores da verdade, só estamos acustumados a viver em mentiras e em relaxamentos, estamos onde estamos, é por que queremos, e não por que não temos recursos, nós temos direitos, devemos somente correr atraz, pois nós que colocamos os políticos lá onde estão, entáo nós somos os responsaveis pelo que acontece, não adianta esperar que os nobres resolvam os problemas, pois eles não estão ali por contra própria, cada um dos eruditas que o colocou lá, então nós, devemos correr atraz do que queremos, não esperar que chegue de uma forma facil, e sem sacrifícios...isso é impossivel. Então em um costexto geral, nunca devemos esperar que nobres resolvam nossos problemas, pois nós possuimos a inteligencia, mas não á usamos, pois estamos vivendo relaxadamente, devemos abir nossas mentes, e questinoar o que estamos fazendo, por uqe fazemos, e se está correto.

    ResponderExcluir
  29. A frase aluna Clara Rigoni fala que todos nós temos um jeito diferente de pensar, cada um tem a sua própria visão, e que a distância nunca separa nenhum inimigo.

    ResponderExcluir
  30. Hugo Mendes - 2° MB15 de junho de 2010 às 14:05

    Comentarei a frase 23 - "Todos nós somos iguais, perante ou nao a lei. Independente de qualquer fato social viemos e iremos para um mesmo lugar, o que fazemos na terra é só de passagem, se somos ricos ou pobres é uma conhecidencia da vida. Temos que dar o verdadeiro valor as pessoas, pois há pior coisa que existe é você nao dar o valor ncessario que aquela pessoa merece, seja ela um mendigo ou um executivo. todos nós temos valores e esses devem ser seguidos!" (Hugo Mendes)

    ResponderExcluir
  31. mariana frança. 2mb, frase3515 de junho de 2010 às 16:27

    Os ensinamentos de Maquiavel servem nao apenas para os líderes, mas sim para qualquer um. Em tal citação aprendemos o conceito de que em cada decisão que tomamos em nossas vidas ela terá reflexos que irao influenciar o rumo que tomaremos a partir daí.

    ResponderExcluir
  32. Segundo o trabalho do aluno Gabriel Rosa baseado no pensamento de David Hume , tudo que se pensa , que se reflete , as nossas idéias concluídas são meras imitações de uma percepção tanto interna de emoções e sentimentos quanto externa do ser humano para se obter um resultado final , que são as idéias, pensamentos e percepções. Tudo que refletimos em nossa personalidade e em que pensamos tem uma base anterior concebida através de uma experiência obtida por uma percepção ocorrida no decorrer da vida. Não se pode tirar conclusões e percepções exatas de algo que ainda não se conhece , ou se tenha pelo menos uma noção.

    ResponderExcluir
  33. Camille Castelo 2º MB15 de junho de 2010 às 19:00

    De acordo com o pensamento de john locke e comentario da aluna Caroline kobi,eu pude formar os meus conhcementos.E sendo assim interpreto q o filoso quis mostrar que a leitura é como uma porta ao mundo dos pensamentos,da sabedoria e consequentemente da experiência.Pois nada tudo que fazemos tem influencia de algu que já lemos,ouvimos,ou que tenhamos visto.Por isso a leitura é há melhor forma de buscar sabedoria.

    ResponderExcluir
  34. Tatiane da Silva Lima15 de junho de 2010 às 19:15

    Meu nome é Tatiane, e estarei comentando o trabalho da aluna Tatiana (frase 47)
    A frase fala que enquanto nós crescemos e alcançamos os objetivos nao vida, não percebemos que pessoas que começaram junto a nós permanecem no mesmo lugar, sem obter sucesso em tudo o que já batalhou.

    ResponderExcluir
  35. Juliana Fardin - 2º MB15 de junho de 2010 às 20:06

    *Segundo a drase do João Vitor,Montaigne afirma que o homem nao fica ferido pelo que acontece mais sim sobre sua opnião do que acontece.Podemos intender sobra isso quando as pessoas tem uma opnião formada sobre alguma coisa,e nao aceitam que contradizem ela com isso ela nao irá sofrer com o que irá acontecer,diferente de um pessoa que nao tem opnião de nada,que nao sabe o que quer,nao se interessa com nada,quando acontece algum emprevisto,ou alguma surpresa para eles é novidades porque não tem experiência para tal coisa.

    ResponderExcluir
  36. Brian Paganotti 2ª MB15 de junho de 2010 às 20:18

    Comentario no trabalho da brenda do 2MB F7
    Immanuel Kant dizia que tomamos atitudes que pensamos ser corretas mais vistas por outros de formas diferentes. Acredito que ele esteja certo, somos humanos e temos idéias diferentes, não somos todos iguais, cada um tem sua própria opinião, por isso interpretamos de diferentes formas essas atitudes.

    ResponderExcluir
  37. Thais Parreira - 2ºMB15 de junho de 2010 às 20:29

    De acordo com o trabalho do meu colega Victor dos Santos, deu para entender que o homem não pode mudar uma história seja ela passado, presente ou futuro, e que um passado mesmo que escondido precisa de uma luz para que seje descoberto. Além disso para descobrir-mos é necessário muito mais do que pesquisas ou fósseis para que seja descoberto o que realmente somos hoje e é por isso que precisamos dessa "tal" força retroativa, que é o que explica o passado para que possamos entender a história.

    ResponderExcluir
  38. Talita Scarpi - 2º MB15 de junho de 2010 às 20:44

    De acordo com o trabalho feito pelo aluno Romilson posso dizer que entendi que nós nos aproximamos daquilo que procuramos, se lutamos muito contra mostrons, temos que tomar cuidado para nao absover as caracteristicas dos próprios, e não devemos também ficar por muito tempo olhando os abismos e problemas, para que eles não voltem seus olhos para nós.

    ResponderExcluir
  39. Gabriel Rosa Zampiroli 2MB°15 de junho de 2010 às 21:07

    A aluna Gabriela Chamon, apresentou no slide as idéias de David Hume sobre as análises sobre o entendimento humano, onde ele dizia que as idéias são apenas cópias das impressões das sensações, experiências internas. De modo que a nossa personalidade, modo de pensar e agir é fruto de nossas impressões sensações e experiências que adquirimos ao longo da nossa vida.

    ResponderExcluir
  40. Joao Vitor Desteffani Marcelino (2º MB)15 de junho de 2010 às 22:30

    Devemos saber separar momentos e não devemos descriminar pessoas somente porque ela não tem as mesmas coisas que a gente, antes de julgar pelo que a pessoa usa ou pelo o que ela possui, devemos conhece-la e tirar conclusões sobre ela após o conhecimento.
    (Comentário sobre o trabalho da aluna: Juliana 2º MB)

    ResponderExcluir
  41. Marcia Camara - 2º MB16 de junho de 2010 às 09:52

    Comentarei a frase 33 " Todos as pessoas, exclusivamente os politicos e pessoas de poder, devem agir em todas as circunstancias para o bem de todos, independente do que tenha que ser feito. Nicolau defende a ideia de que o bem de todos é uma das melhores coisas que existe, entao pode se passar por cima de todo o mal para alcançar o BEM!" Marcia Camara - 2º MB

    ResponderExcluir
  42. A frase 11, tem como autor George Berkeley e fala sobre as ideias que temos, que são causadas pelas impressões de algo, tendo essa base muito simples as ideas podem ser comparadas com qualquer coisa.

    ResponderExcluir