quinta-feira, 10 de junho de 2010

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc

Check out this SlideShare Presentation:

43 comentários:

  1. Matheus Marchezi Amorim 2ºMC12 de junho de 2010 às 13:43

    FRASE 32
    Para Maquiavel tudo que é feito, toda ação tem um porque, tem uma justificativa. Desde atos bons e buscam o beneficio de um individuo ou grupo de individuos, até atos cruéis e irracionais.

    ResponderExcluir
  2. Daniela S. Amorim,2MC12 de junho de 2010 às 16:18

    Comentário da frase 8 (Dayane)

    Para Immanuel Kant, não basta apenas a esperança e o sonho. É preciso que haja o riso, para assim, estabelecer um equilíbrio entre humor e seriedade, já que apesar de todas as desgraças da vida, deve sempre haver uma descontração, ou seja, olhar com bons olhos o que parece ser um problema sem solução. Porém, isso não quer dizer que a esperança e o sonho são menos importantes que o riso, é apenas uma questão de complemento para um equilíbrio perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Daniela S. de Amorim
    Série: 2MC

    Comentário da frase 8 (Dayane)

    Para Immanuel Kant, não basta apenas a esperança e o sonho. É preciso que haja o riso, para assim, estabelecer um equilíbrio entre humor e seriedade, já que apesar de todas as desgraças da vida, deve sempre haver uma descontração, ou seja, olhar com bons olhos o que parece ser um problema sem solução. Porém, isso não quer dizer que a esperança e o sonho são menos importantes que o riso, é apenas uma questão de complemento para um equilíbrio perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Caio Schiavini 2°mc12 de junho de 2010 às 23:32

    Ao falar de conhecimento você tem uma relação muito intima com o nosso dia a dia, e que tem alguns que preferem focar em uma única linha de conhecimento, sendo que o mundo obriga você a conhecer um pouco de cada linha de raciocinio.
    Um ser humano tem que saber um pouco de cada assunto e se especializar mais em um, sem esquecer o que ele aprendeu sobre todos os outros, e não saber só de um assunto e esquecer os outros.

    ResponderExcluir
  5. Jessica Singui 2°mc13 de junho de 2010 às 12:00

    A frase se referi a sociedade, que hoje há respeito entre ambos da sociedade, e que isso só é possível com o estado que sendo forte obriga a sociedade viver em comum. Se não houve-se o estado, ou, governo o caos estaria por todo o mundo, já q não teria ninguém a colocar ordem todos estariam livres e buscariam a soberania afim de comandar os mais fracos, isso geraria guerras.
    comentado por Jessica Singui 2°mc.

    ResponderExcluir
  6. De acordo com minha filosofia , o homem ele não é tão prejudicado , ou condenado pelo o que acontece ou por alguns de seus atos , mas ele é julgado e "condenado" pelas suas opiniões , pelo sue modo de pensar,ainda mais quando o pensamento de quem é julgado e de quem julga não são compatíveis.

    ResponderExcluir
  7. Taynara Arantes - 2ºMC13 de junho de 2010 às 16:13

    Eu sou Taynara Arantes, e a minha filosofia é que nós nunca temos certeza se alguma é realmente verdade, então devemos ser mais flexíveis, porque nem sempre o que a gente acha ser a verdade é a mesma coisa que outra pessoa pensa ser a verdade, pois a verdade nem sempre é o que a gente vê, pois outra pessoa pode ver diferente de nós. Temos que dar o braço a torcer às vezes e reconhecer se você estiver certo ou se você estiver errado, temos que saber reconhecer quando estamos errados e mudar a nossa ideia, a nossa opinião.

    ResponderExcluir
  8. Dayane Simonaci Machado13 de junho de 2010 às 19:05

    Pode-se dizer que a aluna Daniela fez um bom aprofundamento na frase de Kant,que diz a respeito das idéias da razão,fazendo assim uma crítica e afirmando que essas idéias por si não podem ser dialéticas,estabelecendo uma relação da menoridade do homem o que gera um certo comodismo,o que não se torna bom aos olhos do filósofo Immanuel Kant.

    ResponderExcluir
  9. Yara Karolinne 2ºMC13 de junho de 2010 às 19:10

    O mundo pertence aos inteligentes,aqueles que tem conhecimento suficiente para aaceitar e criticar o certo e o errado,enquanto os os desprovidos de conhecimento,são deixados em segundo plano,sem poder contestar,e desta forma,acabam sendo influenciados por pensamentos e conhecimentos dos inteligentes.

    ResponderExcluir
  10. As pessoas só compreendem umas as outras através do diálogo, é por ele que nós nos conhecemos.O ser humano deve, criticar, dialogar e questionar tudo para entender o que se passa ao seu redor.

    ResponderExcluir
  11. kellvi G Martins 2°MC14 de junho de 2010 às 15:44

    Eu irei comenta o trabalho da Larissa Coreia:O pensamento relaciona o ser humano comseus poderes,dependendo da sua vontade própria.Não seguindo o padrão normal quea sociedade impõe sobre o cidadão,mas agindo pelos seus desejos e vontades.

    ResponderExcluir
  12. Jéssica Alves 2ºMC14 de junho de 2010 às 15:58

    A frase de Francis Bacon, que o Israel analisou fala sobre as grandes descobertas do homem e sobre como foram conseguidas. Bacon trata as descobertas como conseguidas através de simples experiências mais do que através da ciência. Dando a entender que qualquer um pode fazer uma grande descoberta, todos são capazes, basta apenas tentar, pensar e aprimorar. A filosofia nos ajuda nesse processo, pois possibilita ao homem o pensar, o questionar, que é o que cria a possibilidade da descoberta.

    ResponderExcluir
  13. O aluno Matheus Amorim do 2º MC falara sobre o pensamento de Nicolau Maquiavel, que quase todas as ideias que vinheram antes estavam erradas, que para Maquiavel a coerencia esta contida na arte de governar e que ele executava observaçoes frias feitas sobre o estado e a sociedade, falara tambem que para Maquiavel alcançar seus desejos é nao medir esforços lutar pelo que acredita.

    ResponderExcluir
  14. Larissa Corrêa Heckert Pacheco 2MC14 de junho de 2010 às 16:14

    Baseando na frase do Kelvi, a natureza criou os homens iguais, porem dentro de cada homem existem 2 homens, o corpo e o espirito. Um depende do outro porem, cada um tem seus proprios desejos, entranto sempre em conflito.

    ResponderExcluir
  15. Comentário da frase n°21 da aluna Lorena Torres.
    Com isso podemos dizer que tudo na vida tem sempre vários pontos de vista, ou seja, cada um pensa e encara a vida do seu jeito.
    Pois através da experiência ele adquire o conhecimento que é necessário para vivermos.

    ResponderExcluir
  16. Gabriella Piazzarollo - 2°MC14 de junho de 2010 às 18:08

    De acordo com a frase de George Berkeley e o que foi dito pelo Israel Martins, cada ser humano possui uma ideia diferente sobre um determinado assunto, e por isso discussões sobre cada idéia dessas são comuns. A religião pode ser usado como um grande exemplo, de forma que cada um tem a sua e uma opinião diferente sobre a do outro. Certa ou errada, o que nos resta é respeitar.

    ResponderExcluir
  17. Raissa Rodrigues Marcolongo-2ºmc14 de junho de 2010 às 18:13

    Segundo Nicolau Maquiavel,analisado pelo Rafael Souza ,frase 39,os homens quando não tem motivos para buscar nada em sua vida,buscam outros motivos considerados por muitos banais como o dinheiro,que por muitas vezes e sinal de ambição,ou seja,o homem prefere lutar pelo dinheiro(ambição),do que lutar pelas suas reais necessidades.Portanto o homem procura ter e não ser.

    ResponderExcluir
  18. Larissa Pelicioni Mazza 2º MC14 de junho de 2010 às 20:16

    Vou comentar a frase da minha colega Letícia Calvi, a frase nº 20. Ela fala sobre as sensações, as percepções puras, como uma coisa que realizamos pela primeira vez, seria uma experiência nova para nós. É também uma idéia que temos, por exemplo a imagem é uma idéia, podemos formar várias imagens diferentes do jeito que nós quisermos imaginar. David Hume fala que através da impressão criamos qualquer imagem que quisermos, mesmos que elas não existam, simplismente temos uma idéia, inventamos.

    ResponderExcluir
  19. Talita Martins Ferreira-2ºMC14 de junho de 2010 às 20:36

    Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, analisado pela Taynara frase 44, imaginamos o homem como uma pessoa que ele não é, fazemos dele o que nós queremos que ele seja, passamos ate a sonhar com isso, mais infelizmente o mundo o transforma fazendo com que cada um tenha a sua personalidade com suas características. O homem que imaginamos, no qual queremos que seja é o personagem principal da ficção, da nossa imaginação e o homem verdadeiro, é aquele homem com o qual nós não nos apegamos no caso o homem do mundo real.

    ResponderExcluir
  20. Rafael C. Rabbi,Frase 38, 2°MC14 de junho de 2010 às 22:41

    De acordo com o pensamento do filosofo Nicolau Maquiavel,Frase 37,trabalho do aluno Pedro Henrique.
    As pessoas tem seu comportamento determinado pelo meio que vive , seu comportamentos,seus pensamentos e suas atitudes são parecidas com a de pessoas as quais tenham uma maior convivência.Por causa disso o homem passa a ser julgado pelas suas companhias , se suas companhias são vista perante a sociedade como pessoas boas ele também passa a ser visto.
    Maquiavel como Empirista acredita que cada ser tem seus próprios valores,mas esses valores podem ser corrompidos por outros seres.

    ResponderExcluir
  21. Israel martins gomes junior15 de junho de 2010 às 14:23

    Eu vou comentar o trabalho da Gabriela,ela em seu trabalho falou do filosofo Berkeley,ele que diz que todas idéias derivam da percepção,uma ideia em um determinado objeto dependera de cada pessoa para construi uma definição sobre um mesmo objeto,como a cruz de jesus,para os catolicos è uma imagem que monstra para nos que jesus morreu por nos,e ja os evangelicos acham que não a cruz relembra lembrançãs ruim de jesus sendo crusificado.não segnifica que um esta certo e o outro errado,e sim os dois estâo um com cada teoria sua,cada um tem seu pensamento

    ResponderExcluir
  22. Letícia Soares Calvi,2MC15 de junho de 2010 às 15:38

    Comentário da colega Larissa Mazza, frase 19.
    Nossas idéias são cópias das nossas impressões(sensações), mas também são emoções.Impressões são percepções imediatas do cérebro, são novas sensações, coisas que vivemos ou sentimos no passado, mas agora temos um novo jeito de sentir ou viver essas experiências.Depois de ter uma impressão sobre algo ou alguém, nós formamos idéias sobre tudo, os pensamentos são formados.

    ResponderExcluir
  23. Como o pensamento de Maquiavel é centrado no poder político, Nicolau Maquiavel mostra no Prícipe tem que unir a sabedoria e a força, e aprender a utilizar os dois juntos com um complementando o outro, devemos enfrentar as coisas como um leão e ter sabedoria e estúcia para escapar dos problemas como uma raposa.

    ResponderExcluir
  24. Carlos Roberto Santiago Junior 2 MC
    Conforme o que foi dito por Pascal e comentado no trabalho de Caio, a vida é questionada como sendo um mísero pedaço de um todo, a individualidade é suprimida ,Pascal em sua citação começa a questionar o valor de uma vida comparada com um universo .
    A frase tem como um objetivo questionar a função e o objetivo da vida de cada um.A frase é uma das que denota a um termo conhecido como silêncio de Pascal onde o mesmo se mantém em estado de choque em meio a novas descobertas da época em que viveu.

    ResponderExcluir
  25. O conhecimento que todo o ser humano possui, é adquirido através do tempo, ao decorrer de suas experiências de vida. Todos nós nascemos com a mente limpa, sem nenhum conhecimento, mas de acordo com tudo o que passamos em nossas vidas, vamos preenchendo nossas mentes de conhecimentos, estes aspectos são marcantes no empirismo.

    ResponderExcluir
  26. Lorena Torres Stella - 2ºmc15 de junho de 2010 às 18:25

    sobre o penssamento de David Hume , frase 22 da aluna Luana, entendi que as nossas idéias são a base do nosso conheciemnto, a probabilidade de que essa iadéia possa estar realmente certa, é mais facil do que ter a própria certeza, podendo ser uma certeza interna, por causa das nossas sensações e emoções, e externa pelas esperiências vividas.E as causas as vezes não produzem o mesmo efeito, como você fazer uma coisa e não surgi o efeito esperado, podendo ser uma coisa negativa ou positiva, tendo como base as sensações que um corpo emite ao relizar um caso, ou uma certeza.
    Lorena Torres Stella - 2ºMC

    ResponderExcluir
  27. Johann S. de Oliveira 2°mc15 de junho de 2010 às 18:35

    O direito a vida é sagrado, por isso temos que lutar por ele, mesmo que tenhamos que tirar a vida de outras pessoas, como num ato de defesa, para salvar a nossa. Não podemos deixar, de forma alguma, que nenhuma pessoa, qualquer que seja, tire ela de nos, pois, a única pessoa que tem o direito de tirá-la de nos é Deus. Comentado por Johann S. de Oliveira 2°mc.

    ResponderExcluir
  28. O homem prudente tira proveito de todas situações, até mesmo a que é obrigado a fazer

    ResponderExcluir
  29. Vanessa Fiorin Carlete15 de junho de 2010 às 18:44

    Sobre a frase 46, baseada no pensamento de Friedrich Nietzsche, vemos que ao nos prendermos a nossa própria opinião não damos ouvido aquilo que os outros pensam, não interagindo com as opniões diversas. Isso acontece várias vezes por acharmos que somos donos da verdade, excluindo ideias novas, nos tornando cegos para outras opiniões.

    ResponderExcluir
  30. Muitas vezes conhecemos coisas que outra pessoas nao conhece e isso nos torna mais sabios do que elas, isso pode nos compararmos com uma aguia que voa alto, e quem tem menos conhecimento uma "formiguinha". Talvez por temos esse alto conhecimento colocamos as pessoas para baixo, ofendendo-as , ou ate mesmo humilhando-as fazendo nos tornar masi ignorantes.

    ResponderExcluir
  31. Comentario FRASE 47

    Muitas vezes conhecemos coisas que outra pessoas nao conhece e isso nos torna mais sabios do que elas, isso pode nos compararmos com uma aguia que voa alto, e quem tem menos conhecimento uma "formiguinha". Talvez por temos esse alto conhecimento colocamos as pessoas para baixo, ofendendo-as , ou ate mesmo humilhando-as fazendo nos tornar masi ignorantes

    ResponderExcluir
  32. Bruno de Souza , 2º MC15 de junho de 2010 às 19:17

    Cada umn de nós deve seguir os seus preceitos e opniões , porém sem deixar de seguir tradições e culturas passadas de seu país.Não se deixar influenciar por pensamentos que venham de um senso comum da sociedade , ou seja , ter a sua própria personalidade com relação à uma opniãoe saber impor as suas ideias.

    ResponderExcluir
  33. Alessandro Scherrer Pires15 de junho de 2010 às 19:31

    Já que muitas vezes não podemos esquecer nosso passado, devemos pensar nele apenas como algo que já se foi, e não como uma ideologia de vida. Se prender ao passado, é viver sempre as mesmas coisas, e nunca experimentar novas sensações. Mas desligar-se do passado é difícil, e como já dizia René Descartes, "Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis".

    ResponderExcluir
  34. 'O conhecimento nos eleva a um nível superior, nos leva além de onde queremos chegar, pois a filosofia é a sabedoria de quem sabe como conceituar a vida'.

    ResponderExcluir
  35. Wilson Guilherme - 2° MC15 de junho de 2010 às 20:45

    Frase comentada: Frase 51, Walério Jr.

    Nesta frase Nietzsche diz que a população está sendo roubada por algumas pessoas, podemos comparar essas pessoas com os políticos de hoje em dia. Esse "roubo" também foi comparado por Nietzsche como uma "guerra". Isso está acarretando uma desigualdade no nosso país. As pessoas deveriam ser mais rígidas em relação a esse assunto. Principalmente os políticos pois normalmente vemos em jornais de televisão que algum político está roubando dinheiro público, ou seja, o dinheiro que iria ser gasto para poder melhorar nosso país.

    ResponderExcluir
  36. Patricia Costa 2º MC15 de junho de 2010 às 21:05

    Eu irei comentar o trabalho de Pablo , frase 35, NICOLAU MAQUIAVEL.
    As atitudes pessoais e influências que o individuo recebe do meio em que vive gera em sua vida mudaças contÍnuas.
    A frequencia na qual ocorrem as mudanças os torna mais preparado.

    ResponderExcluir
  37. Pedro Henrique M. Barbieri15 de junho de 2010 às 21:25

    Frase comentada: Frase 38 - Rafael Carlete
    Comentário feito por: Pedro Henrique M. Barbieri


    De acordo com a frase do filósofo Nicolau Maquiavel que diz "Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão", creio que todo homem que é submetido a uma determinada maneira de viver, ao se deparar com outra, não sabe como agir em tal circunstância e acaba por cometer atos ilícitos. Desta forma, o homem segue seus princípios baseado na sua forma de viver. Quando sua forma de viver é alterada, ele encontra uma nova realidade a qual não está acostumado. Sendo assim, todo homem, por exemplo, que vive preso, e ganha liberdade, é necessário que ele se acostume a ideia de ser livre para não cometer erros baseados na sua maneira "escrava" de viver.

    ResponderExcluir
  38. Conclui que o corpo sempre deve estar unido com o espirito,e que atraves do corpo demostra o que sentimos , nosso corpo e o que mais importa pois apartir dele as pessoas observam quem somos.

    ResponderExcluir
  39. Lucas dos Santos 2º MC15 de junho de 2010 às 22:21

    Todo o ser que quer corrigir o mundo, simplismente encoraja, o outro, com suas próprias fraquezas. Achando ser o autor da razão, usando suas intuições e certezas.

    ResponderExcluir
  40. Matheus Costa Caetano15 de junho de 2010 às 22:45

    O Michel de Montaigne,foi um filosofo que relacionava os fatos com o pensamento profundo do "objeto".A realidade é uma só,mais a pessoa ve éla como desejar,criando suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  41. Nathália Corrêa - 2º MC15 de junho de 2010 às 23:08

    Eu sou Nathália Corrêa, e a minha filosofia é que um líder tem que ser respeitado, admirado, amado, temido, e com tudo isso se manter firme no poder, sem se importar com as medidas que possa ser tomada. Tem que ter amizades influentes que lhe traga benefícios, mantendo sempre contato e trocando favores.

    ResponderExcluir
  42. Walério Fernando Ceccon Júnior15 de junho de 2010 às 23:17

    Aluno: Walério Fernando Ceccon Júnior...
    Estou comentando a frase do Aluno Wilson(F50):
    Segundo Nietzsche somente os eruditos, ou seja, pessoas mais estudadas e que possuem um certo grau de inteligência, e que podem esclarecer e lutar contra as idéias falsas que servem de base para uma sociedade que sem conhecimento, acaba aderindo e aceitando essas idéias sem questionar.

    ResponderExcluir
  43. Márcio Hemanoell 2°MC16 de junho de 2010 às 14:50

    A frase fala que quando tentamos controlar nossas ações, nos encontramos certas dificuldades. Pois tambem agimos por impulso e emoções, não apenas pela razão e como queriamos agir naquele momento.

    ResponderExcluir