1ª SEMANA: 04 À 07/02/09
5/02: AULA 01:
Apresentação do Professor e Alunos: Aula sobre a Geografia na série, revisão das idéias da série anterior.
SEGUNDA SEMANA : 09 À 13/02/09
10/02: AULA 02:
Teste Diagnóstico de Geografia.
12/02: AULA 03:
Introdução ao estudo do Cap. 01: O ESPAÇO GEOGRÁFICO RURAL
1. Na Aula 3, diferenciar a espécie humana das demais, mostrando sua ampla capacidade de transformar a natureza e por meio dela criar novas paisagens. Esclarecer, portanto, a diferença entre espaço natural e espaço geográfico, definindo o que é ação antrópica. Explicar que a relação homem-natureza não ocorre de forma igual em todos os lugares do mundo pois está relacionada com o grau de desenvolvimento do grupo humano que ocupa o espaço, ou seja, com a capacidade tecnológica que cada sociedade tem.
2. Explicar o que são espaço rural e espaço urbano, mencionando que neste bimestre estudaremos só o primeiro deles. Explicar o início da formação do espaço geográfico rural pela Revolução Agrícola, mostrando que na fase inicial a humanidade agia de forma predatória sobre a natureza e que demorou milênios até que as primeiras sociedades deixassem de ser nômades. Sem entrar em detalhes, mostrar que essa longa etapa da pré-história passou pelos períodos Paleolítico e Neolítico. Com ajuda do mapa do Caderno, localizar a área do Crescente Fértil, explicando que ali nasceram as primeiras civilizações agrícolas.
3. Comentar que o desenvolvimento civilizatório dos últimos 5 mil anos não eliminou a dependência humana da natureza, e que no espaço rural é onde mais notamos esse fato. Mostrar que a natureza nos fornece todos os elementos vitais e todas as matérias-primas das coisas que usamos. Ao retirar elementos da natureza, a humanidade provoca alterações ambientais e isso traz problemas; com a aceleração do crescimento populacional, rápida urbanização e inserção de enormes parcelas de pessoas na sociedade de consumo, aumento do uso de produtos industrializados.
4. Comentar que a natureza não tem tido tempo suficiente para repor todos os recursos renováveis que dela são retirados, e, ao mesmo tempo, vários recursos não-renováveis estão rapidamente se aproximando do esgotamento, o que tem inclusive elevado seus preços.
5. Comentar os limites atuais da natureza, e que por isso a criação de espaços geográficos para expansão da agricultura e da pecuária é cada vez mais cara e difícil. Explicar ainda que alguns fatores naturais (clima, hidrografia e solos) têm grande influência sobre os hábitos alimentares da maior parte dos espaços geográficos. Analisar alguns exemplos dos limites impostos por esses fatores e definir anecúmeno. Finalizar o assunto comentando que a expansão das produções agrícolas ocorre basicamente com o aumento das áreas cultivadas ou pelo aumento da produtividade.
6. Analisar a ação humana sobre a distribuição das espécies animais e vegetais na Terra. Relacionar isso com a história, mostrando como as Grandes Navegações contribuíram para esse fato. Comentar que, na atualidade, o contrabando de espécies vegetais raras e potencialmente econômicas tem aumentado muito; analisar a biopirataria.7. Definir espaço geográfico rural e comentar a organização da produção vegetal e a alta seletividade (das 350 mil espécies vegetais conhecidas, pouco mais de 300 são cultivadas). No gráfico do Caderno, mostrar as sete espécies responsáveis por mais da metade da alimentação humana.
7. Com ajuda do outro gráfico do Caderno, mostrar que por volta de 14,9% da superfície dos continentes são usados para agricultura, e que a maior parte do planeta apresenta fatores naturais que limitam o espaço cultivável. Aproveitar para comparar isso com a extensão das terras anecúmenas. Analisar o obstáculo mais conhecido, a aridez.
8. Resolver os exercícios 1 e 2 da Apostila-caderno. Recomendar os exercícios da Tarefa Mínima e a leitura dos itens indicados. Recomendar os exercícios da Tarefa Complementar.
ESQUEMA DA 3ª AULA DIA 12/02
CAP. 01: O ESPAÇO GEOGRÁFICO RURAL
1 - A AÇÃO HUMANA SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO
1. Os homens são diferentes das outras espécies que vivem no planeta, por possuir racionalidade, linguagem, aproveitamento racional da natureza segundo suas necessidades.
2. O espaço natural foi aquele que em contato com os homens, se transformou de tal maneira, que podemos afirmar ser o homem, a única espécie que transforma rapidamente o que a natureza demora milhares e ou milhões de anos para fazer.
3. As transformações humanas podem ser notadas nos últimos 10 mil anos, quando do advento da agricultura.
4. Ainda percebemos que ao transformar o espaço, os homens organizam o processo de ocupação de acordo com seus interesses, levando em conta apenas suas intenções de explorar em benefício do lucro.
5/02: AULA 01:
Apresentação do Professor e Alunos: Aula sobre a Geografia na série, revisão das idéias da série anterior.
SEGUNDA SEMANA : 09 À 13/02/09
10/02: AULA 02:
Teste Diagnóstico de Geografia.
12/02: AULA 03:
Introdução ao estudo do Cap. 01: O ESPAÇO GEOGRÁFICO RURAL
1. Na Aula 3, diferenciar a espécie humana das demais, mostrando sua ampla capacidade de transformar a natureza e por meio dela criar novas paisagens. Esclarecer, portanto, a diferença entre espaço natural e espaço geográfico, definindo o que é ação antrópica. Explicar que a relação homem-natureza não ocorre de forma igual em todos os lugares do mundo pois está relacionada com o grau de desenvolvimento do grupo humano que ocupa o espaço, ou seja, com a capacidade tecnológica que cada sociedade tem.
2. Explicar o que são espaço rural e espaço urbano, mencionando que neste bimestre estudaremos só o primeiro deles. Explicar o início da formação do espaço geográfico rural pela Revolução Agrícola, mostrando que na fase inicial a humanidade agia de forma predatória sobre a natureza e que demorou milênios até que as primeiras sociedades deixassem de ser nômades. Sem entrar em detalhes, mostrar que essa longa etapa da pré-história passou pelos períodos Paleolítico e Neolítico. Com ajuda do mapa do Caderno, localizar a área do Crescente Fértil, explicando que ali nasceram as primeiras civilizações agrícolas.
3. Comentar que o desenvolvimento civilizatório dos últimos 5 mil anos não eliminou a dependência humana da natureza, e que no espaço rural é onde mais notamos esse fato. Mostrar que a natureza nos fornece todos os elementos vitais e todas as matérias-primas das coisas que usamos. Ao retirar elementos da natureza, a humanidade provoca alterações ambientais e isso traz problemas; com a aceleração do crescimento populacional, rápida urbanização e inserção de enormes parcelas de pessoas na sociedade de consumo, aumento do uso de produtos industrializados.
4. Comentar que a natureza não tem tido tempo suficiente para repor todos os recursos renováveis que dela são retirados, e, ao mesmo tempo, vários recursos não-renováveis estão rapidamente se aproximando do esgotamento, o que tem inclusive elevado seus preços.
5. Comentar os limites atuais da natureza, e que por isso a criação de espaços geográficos para expansão da agricultura e da pecuária é cada vez mais cara e difícil. Explicar ainda que alguns fatores naturais (clima, hidrografia e solos) têm grande influência sobre os hábitos alimentares da maior parte dos espaços geográficos. Analisar alguns exemplos dos limites impostos por esses fatores e definir anecúmeno. Finalizar o assunto comentando que a expansão das produções agrícolas ocorre basicamente com o aumento das áreas cultivadas ou pelo aumento da produtividade.
6. Analisar a ação humana sobre a distribuição das espécies animais e vegetais na Terra. Relacionar isso com a história, mostrando como as Grandes Navegações contribuíram para esse fato. Comentar que, na atualidade, o contrabando de espécies vegetais raras e potencialmente econômicas tem aumentado muito; analisar a biopirataria.7. Definir espaço geográfico rural e comentar a organização da produção vegetal e a alta seletividade (das 350 mil espécies vegetais conhecidas, pouco mais de 300 são cultivadas). No gráfico do Caderno, mostrar as sete espécies responsáveis por mais da metade da alimentação humana.
7. Com ajuda do outro gráfico do Caderno, mostrar que por volta de 14,9% da superfície dos continentes são usados para agricultura, e que a maior parte do planeta apresenta fatores naturais que limitam o espaço cultivável. Aproveitar para comparar isso com a extensão das terras anecúmenas. Analisar o obstáculo mais conhecido, a aridez.
8. Resolver os exercícios 1 e 2 da Apostila-caderno. Recomendar os exercícios da Tarefa Mínima e a leitura dos itens indicados. Recomendar os exercícios da Tarefa Complementar.
ESQUEMA DA 3ª AULA DIA 12/02
CAP. 01: O ESPAÇO GEOGRÁFICO RURAL
1 - A AÇÃO HUMANA SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO
1. Os homens são diferentes das outras espécies que vivem no planeta, por possuir racionalidade, linguagem, aproveitamento racional da natureza segundo suas necessidades.
2. O espaço natural foi aquele que em contato com os homens, se transformou de tal maneira, que podemos afirmar ser o homem, a única espécie que transforma rapidamente o que a natureza demora milhares e ou milhões de anos para fazer.
3. As transformações humanas podem ser notadas nos últimos 10 mil anos, quando do advento da agricultura.
4. Ainda percebemos que ao transformar o espaço, os homens organizam o processo de ocupação de acordo com seus interesses, levando em conta apenas suas intenções de explorar em benefício do lucro.
2 – A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO
1. PALEOLÍTICO: Durante todo o período Paleolítico, a humanidade evoluiu muito lentamente. Foram alguns milhões de anos em que os objetos fabricados eram ainda muito rudimentares e o modo de vida do Homem muito dependente do meio natural: a sobrevivência dependia do que lhe dava a caça e a apanha de frutos. Os seus instrumentos eram sobretudo de pedra talhada.
2. No entanto, há cerca de dez mil anos, registrou-se uma profunda transformação: o Homem descobriu a agricultura e começou a domesticar e a criar animais. Assim, ao não necessitar de se deslocar para obter alimentos, os grupos humanos fixaram-se numa região só e, dispondo progressivamente de melhores meios para criar maior riqueza, tornaram-se cada vez mais numerosos.
3. NEOLÍTICO: Há aproximadamente 10 mil anos que mudanças climatéricas criaram as condições para o Homem começar a abandonar o modo de vida, exclusivamente, baseado na caça e na seleção para passar a produzir os seus próprios alimentos.
4. Verificou-se um grande desajuste no que se refere à economia seletora, pois o Homem não matava a suas necessidades nem tinha condições para aumentar em número.
5. Deste modo, a agricultura surgiu como o resultado de uma necessidade alimentar da comunidade e também como a atividade que melhor se adaptava à sua própria organização: Os Homens continuavam a procurar a caça e as mulheres dedicavam-se às diferentes tarefas relacionadas com a agricultura.
6. Os primeiros produtos cultivados foram o trigo, a cevada, o milho, a soja e o arroz. A agricultura foi das mais importantes descobertas da História da Humanidade, uma vez que provocou profundas alterações na sociedade humana e na sua relação com o meio ambiente: o Homem fixou-se definitivamente num local e adaptou-o às suas necessidades. A esta lenta transformação, que demorou centenas de anos e tem por base uma economia produtora, dá-se o nome de revolução neolítica.
1. PALEOLÍTICO: Durante todo o período Paleolítico, a humanidade evoluiu muito lentamente. Foram alguns milhões de anos em que os objetos fabricados eram ainda muito rudimentares e o modo de vida do Homem muito dependente do meio natural: a sobrevivência dependia do que lhe dava a caça e a apanha de frutos. Os seus instrumentos eram sobretudo de pedra talhada.
2. No entanto, há cerca de dez mil anos, registrou-se uma profunda transformação: o Homem descobriu a agricultura e começou a domesticar e a criar animais. Assim, ao não necessitar de se deslocar para obter alimentos, os grupos humanos fixaram-se numa região só e, dispondo progressivamente de melhores meios para criar maior riqueza, tornaram-se cada vez mais numerosos.
3. NEOLÍTICO: Há aproximadamente 10 mil anos que mudanças climatéricas criaram as condições para o Homem começar a abandonar o modo de vida, exclusivamente, baseado na caça e na seleção para passar a produzir os seus próprios alimentos.
4. Verificou-se um grande desajuste no que se refere à economia seletora, pois o Homem não matava a suas necessidades nem tinha condições para aumentar em número.
5. Deste modo, a agricultura surgiu como o resultado de uma necessidade alimentar da comunidade e também como a atividade que melhor se adaptava à sua própria organização: Os Homens continuavam a procurar a caça e as mulheres dedicavam-se às diferentes tarefas relacionadas com a agricultura.
6. Os primeiros produtos cultivados foram o trigo, a cevada, o milho, a soja e o arroz. A agricultura foi das mais importantes descobertas da História da Humanidade, uma vez que provocou profundas alterações na sociedade humana e na sua relação com o meio ambiente: o Homem fixou-se definitivamente num local e adaptou-o às suas necessidades. A esta lenta transformação, que demorou centenas de anos e tem por base uma economia produtora, dá-se o nome de revolução neolítica.
3 – DEPENDÊNCIA HUMANA DA NATUREZA
1. É no espaço rural que percebemos nossa dependência em relação à natureza.
2. È desta natureza que retiramos tudo que precisamos para sobreviver, gerando alterações no meio, onde tiramos nossas necessidades.
3. Desde retirar árvore, produzir algo extraído da natureza, isso acaba levando a uma degradação do espaço rural, isso pois espécies demoram milhares de anos para se recomporem.
4. Então pode-se discutir: A natureza demora a se renovar, como usar sem destruir v?
5. Com o crescimento das populações em vários espaços geográficos no mundo, a natureza está sendo engolida pelos homens que exploram sem controle o espaço rural, de onde deveria ser respeitado pelos homens, acaba por ser desprezado e destruído.
1. É no espaço rural que percebemos nossa dependência em relação à natureza.
2. È desta natureza que retiramos tudo que precisamos para sobreviver, gerando alterações no meio, onde tiramos nossas necessidades.
3. Desde retirar árvore, produzir algo extraído da natureza, isso acaba levando a uma degradação do espaço rural, isso pois espécies demoram milhares de anos para se recomporem.
4. Então pode-se discutir: A natureza demora a se renovar, como usar sem destruir v?
5. Com o crescimento das populações em vários espaços geográficos no mundo, a natureza está sendo engolida pelos homens que exploram sem controle o espaço rural, de onde deveria ser respeitado pelos homens, acaba por ser desprezado e destruído.
4 – EVOLUÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA
1. Há uma inter-relação entre os homens e a natureza, pois nenhum dos dois determina o outro, mas ambos se influenciam mutuamente.
2. A natureza impõe aos homens um padrão de vida, enquanto, os homens, podem se adaptar aos aspectos da natureza...
3. Mas cada vez que os homens evoluem com suas tecnologias, a natureza vai recuando, tornando-a menos homogênea no mundo, e refazendo a paisagem natural, tornando-a mais humana.
4. Cada vez que o homem evolui, a natureza fica em segundo plano, deixando em nós aquela dúvida: até que ponto a natureza vai agüentar tanto desmatamento, e tratamento destruidor feito pelos homens ?
5 – A NATUREZA IMPÕE LIMITES
1. Pode-se perceber que apesar de todas as inovações técnicas feitas pelos homens, ainda há uma dependência em relação à natureza, isso posto, devido, em grande parte por ser a natureza facilitadora ou não, de certas produções agrícolas.
2. Os climas interferem em certas safras agrícolas, a hidrografia também interfere na produção agrícola.
3. Os solos são também fatores que interferem nas produções agrícolas, pois facilitam, ou dificultam certos tipos de produções.
4. Climas frios demais, ou secos (desertos), possuem a capacidade de facilitar ou não a produção agrícola.
1. Há uma inter-relação entre os homens e a natureza, pois nenhum dos dois determina o outro, mas ambos se influenciam mutuamente.
2. A natureza impõe aos homens um padrão de vida, enquanto, os homens, podem se adaptar aos aspectos da natureza...
3. Mas cada vez que os homens evoluem com suas tecnologias, a natureza vai recuando, tornando-a menos homogênea no mundo, e refazendo a paisagem natural, tornando-a mais humana.
4. Cada vez que o homem evolui, a natureza fica em segundo plano, deixando em nós aquela dúvida: até que ponto a natureza vai agüentar tanto desmatamento, e tratamento destruidor feito pelos homens ?
5 – A NATUREZA IMPÕE LIMITES
1. Pode-se perceber que apesar de todas as inovações técnicas feitas pelos homens, ainda há uma dependência em relação à natureza, isso posto, devido, em grande parte por ser a natureza facilitadora ou não, de certas produções agrícolas.
2. Os climas interferem em certas safras agrícolas, a hidrografia também interfere na produção agrícola.
3. Os solos são também fatores que interferem nas produções agrícolas, pois facilitam, ou dificultam certos tipos de produções.
4. Climas frios demais, ou secos (desertos), possuem a capacidade de facilitar ou não a produção agrícola.
6 – A HUMANIDADE COMO DISTRIBUIDORA DE ESPÉCIES
1. Os homens são capazes de intervir na natureza, distribuindo, facilitando, ou até, dificultando a reprodução das espécies.
2. Alguns tipos de produtos forma semeados pelos homens em locais distantes, fazendo supor que: como tal espécie de planta chegou até ali ?
3. Os Homens, a partir da evolução econômica, acabou por espalhar as produções que lhes eram interessantes, em áreas onde os climas favoreciam.
4. Na época das grandes navegações, muitas espécies vegetais foram cultivadas para além do continente europeu, fazendo : aumentar as áreas cultivadas, gerando aumento da produtividade.
1. Os homens são capazes de intervir na natureza, distribuindo, facilitando, ou até, dificultando a reprodução das espécies.
2. Alguns tipos de produtos forma semeados pelos homens em locais distantes, fazendo supor que: como tal espécie de planta chegou até ali ?
3. Os Homens, a partir da evolução econômica, acabou por espalhar as produções que lhes eram interessantes, em áreas onde os climas favoreciam.
4. Na época das grandes navegações, muitas espécies vegetais foram cultivadas para além do continente europeu, fazendo : aumentar as áreas cultivadas, gerando aumento da produtividade.
7 – O QUE É O ESPAÇO GEOGRÁFICO RURAL ?
1. Espaço Geográfico Rural, é aquele transformado pelos homens, onde a natureza foi aproveitada para atender aos interesses econômicos dos mesmos, que para isso, desmatou, retirou pastagens, e plantou.
1. Espaço Geográfico Rural, é aquele transformado pelos homens, onde a natureza foi aproveitada para atender aos interesses econômicos dos mesmos, que para isso, desmatou, retirou pastagens, e plantou.
A – ORGANIZANDO A PRODUÇÃO
2. A produção mundial de espécies vegetais está em torno de mais de 350 mil espécies, sendo que apenas sete são as mais produzidas, pois são as que mais consumidas pelos homens. Vide gráfico, pág. 11
3. Onde essa produção teve início, Crescente Fértil, pág. 11
4. Com a Revolução Industrial o processo de produção aumentou muito, gerando espaços que são usados em todo mundo para a produção destas espécies.
B - O HÁBITAT RURAL
1. Habitat é o espaço onde vive uma população. Neste aspecto, o Habitat rural são muito diferentes em cada país, pois cada um usa e aproveita de acordo com suas necessidades.
1 – HABITAT RURAL TRADICIONAL
1. Aquele onde a atividade rural ainda depende da força de trabalho humana e animal. Podem ser isolados, dispersos ou aglomerados.
2 – HÁBITAT RURAL MODERNO
1. Comum a países desenvolvidos, onde o uso da tecnologia é o grande referencial . Produzem com destino ao meio urbano.
TERCEIRA SEMANA : 16 À 20/02/09
17/02: AULA 04:
1 Na Aula 4, definir hábitat rural e esclarecer que o grau de tecnologia e modernidade nele presente determina seu tipo. Analisar o hábitat rural tradicional, apresentando suas características e locais de ocorrência. Fazer o mesmo com o hábitat rural moderno.
2 Explicar o esvaziamento do espaço geográfico rural nas últimas décadas, provocado pelo êxodo rural. Mostrar que isso vem ocorrendo de forma relativa e absoluta. Discutir as causas desse fato, mas comentar que sua ocorrência é irregular, com países nos dois extremos, ou seja, mais ruralizados e mais urbanizados.
3 Analisar os tipos de agricultura, começando pela de subsistência, destacando seu caráter não comercial, a forma primitiva de exploração do solo, as técnicas rudimentares, o trabalho manual e a baixa produtividade. Comentar como esse tipo de produção está se tornando raro, já que o isolamento é cada vez mais difícil na sociedade moderna. Explicar as formas tribal e de jardinagem desse tipo de produção.
4 Definir as plantations, suas origens e características históricas. Analisar sua presença na atualidade e a mudança de uma de suas características (eliminação da mão-de-obra escrava). Destacar as principais produções atuais na África, Ásia e América.
5 Definir agroindústria e analisar sua relação com o crescimento urbano, formador de mercados de alimentos e de matérias-primas. Explicar seu caráter modernizador, usando o gráfico que mostra a mecanização do campo brasileiro. Relacionar isso com a redução da oferta de trabalho no campo (analisar o que são trabalhadores permanentes e trabalhadores temporários). Comentar que os maiores produtores mundiais de alimentos são países desenvolvidos, mostrando as exceções (Argentina e o Brasil). Exemplificar o caso brasileiro da cana-de-açúcar, fazendo um rápido histórico da crise do petróleo e da criação do Pró-Álcool.
6 Relacionar isso com a indústria automobilística, analisando os gráficos da produção de álcool e de carros a álcool no país. Comentar que a agroindústria também chegou ao setor pecuarista. Destacar, principalmente, a situação da Campanha Gaúcha, do oeste paulista e do Triângulo Mineiro.
7 Resolver os exercícios de 3 a 5 da Apostila-caderno. Recomendar os exercícios da Tarefa Mínima e a leitura dos itens indicados. Recomendar os exercícios da Tarefa Complementar.
ESQUEMA DA 4ª AULA DIA 17/02
1 Na Aula 4, definir o termo apropriação e aplicar o conceito ao espaço geográfico rural. Mostrar que esse processo teve ampla utilização com a expansão colonial européia, que se apropriou das terras da América e em grande parte da Ásia, África e Oceania.
2 2. Comentar que, com a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo, esse processo de apropriação foi organizado e legalizado, já que o Estado estava sob o controle das classes sociais que dominavam o capital, representado pela terra, pelos recursos minerais, pela produção agrícola e industrial. Dessa forma o espaço rural foi apropriado por uma minoria social, em detrimento da grande massa de população que vivia na zona rural.
3 Explicar o que é questão agrária. Comentar rapidamente como ela foi resolvida nos Estados Unidos (há um mapa mostrando a redução das terras indígenas daquele país). Analisar a situação na América Latina, mostrando que aqui o confronto mais recente se realizou entre os latifundiários e as grandes massas de camponeses formadas pelos escravos libertos e pelos imigrantes.
4 Comentar que, ao longo do século XX, tanto a população rural quanto a concentração de propriedades foram ampliadas, gerando um crescente descontentamento e agravando a questão agrária brasileira. Relacionar as leis da década de 1960 ao quadro que encontramos hoje, com o fim do colonato e a expulsão dos trabalhadores do campo.
5 Analisar a questão agrária no Brasil enfocando a péssima distribuição das propriedades, concentradas nas mãos de 1% de proprietários que detêm mais da metade do espaço agrícola nacional. Descrever as origens desse fato na época colonial, sem muitos detalhes históricos, associando-as à economia açucareira.
6 Mostrar a mudança de eixo da economia colonial, no século XIX, com o desenvolvimento da cafeicultura. Analisar as conseqüências da decadência do processo escravocrata nessa economia e o incentivo à imigração de europeus, como mão-de-obra assalariada, para substituir os escravos.
7 Fazer um breve histórico do caminho do café pelo Sudeste, sua passagem pelo Vale do Paraíba e sua interiorização pelo oeste do estado de São Paulo. Explicar as principais conseqüências disso, destacando a formação da elite de ricos fazendeiros, seu domínio sobre a política da época a rápida expansão da malha ferroviária (para isso, há um mapa no Caderno).
8 Comentar a coexistência da agricultura de subsistência com a produção cafeeira, relacionando-a a sistema de colonato. Explicar as conseqüências das leis posteriores a 1964, que deram a todos os trabalhadores os mesmos direitos, destacando o aumento do êxodo rural, o crescimento das migrações para o Centro-Oeste em busca de terras e o surgimento dos sem-terra.
9 Resolver os exercícios 1 e 2 da Apostila-caderno. Recomendar a leitura da Tarefa Mínima. Recomendar os exercícios da Tarefa Complementar.
2. A produção mundial de espécies vegetais está em torno de mais de 350 mil espécies, sendo que apenas sete são as mais produzidas, pois são as que mais consumidas pelos homens. Vide gráfico, pág. 11
3. Onde essa produção teve início, Crescente Fértil, pág. 11
4. Com a Revolução Industrial o processo de produção aumentou muito, gerando espaços que são usados em todo mundo para a produção destas espécies.
B - O HÁBITAT RURAL
1. Habitat é o espaço onde vive uma população. Neste aspecto, o Habitat rural são muito diferentes em cada país, pois cada um usa e aproveita de acordo com suas necessidades.
1 – HABITAT RURAL TRADICIONAL
1. Aquele onde a atividade rural ainda depende da força de trabalho humana e animal. Podem ser isolados, dispersos ou aglomerados.
2 – HÁBITAT RURAL MODERNO
1. Comum a países desenvolvidos, onde o uso da tecnologia é o grande referencial . Produzem com destino ao meio urbano.
TERCEIRA SEMANA : 16 À 20/02/09
17/02: AULA 04:
1 Na Aula 4, definir hábitat rural e esclarecer que o grau de tecnologia e modernidade nele presente determina seu tipo. Analisar o hábitat rural tradicional, apresentando suas características e locais de ocorrência. Fazer o mesmo com o hábitat rural moderno.
2 Explicar o esvaziamento do espaço geográfico rural nas últimas décadas, provocado pelo êxodo rural. Mostrar que isso vem ocorrendo de forma relativa e absoluta. Discutir as causas desse fato, mas comentar que sua ocorrência é irregular, com países nos dois extremos, ou seja, mais ruralizados e mais urbanizados.
3 Analisar os tipos de agricultura, começando pela de subsistência, destacando seu caráter não comercial, a forma primitiva de exploração do solo, as técnicas rudimentares, o trabalho manual e a baixa produtividade. Comentar como esse tipo de produção está se tornando raro, já que o isolamento é cada vez mais difícil na sociedade moderna. Explicar as formas tribal e de jardinagem desse tipo de produção.
4 Definir as plantations, suas origens e características históricas. Analisar sua presença na atualidade e a mudança de uma de suas características (eliminação da mão-de-obra escrava). Destacar as principais produções atuais na África, Ásia e América.
5 Definir agroindústria e analisar sua relação com o crescimento urbano, formador de mercados de alimentos e de matérias-primas. Explicar seu caráter modernizador, usando o gráfico que mostra a mecanização do campo brasileiro. Relacionar isso com a redução da oferta de trabalho no campo (analisar o que são trabalhadores permanentes e trabalhadores temporários). Comentar que os maiores produtores mundiais de alimentos são países desenvolvidos, mostrando as exceções (Argentina e o Brasil). Exemplificar o caso brasileiro da cana-de-açúcar, fazendo um rápido histórico da crise do petróleo e da criação do Pró-Álcool.
6 Relacionar isso com a indústria automobilística, analisando os gráficos da produção de álcool e de carros a álcool no país. Comentar que a agroindústria também chegou ao setor pecuarista. Destacar, principalmente, a situação da Campanha Gaúcha, do oeste paulista e do Triângulo Mineiro.
7 Resolver os exercícios de 3 a 5 da Apostila-caderno. Recomendar os exercícios da Tarefa Mínima e a leitura dos itens indicados. Recomendar os exercícios da Tarefa Complementar.
ESQUEMA DA 4ª AULA DIA 17/02
1 Na Aula 4, definir o termo apropriação e aplicar o conceito ao espaço geográfico rural. Mostrar que esse processo teve ampla utilização com a expansão colonial européia, que se apropriou das terras da América e em grande parte da Ásia, África e Oceania.
2 2. Comentar que, com a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo, esse processo de apropriação foi organizado e legalizado, já que o Estado estava sob o controle das classes sociais que dominavam o capital, representado pela terra, pelos recursos minerais, pela produção agrícola e industrial. Dessa forma o espaço rural foi apropriado por uma minoria social, em detrimento da grande massa de população que vivia na zona rural.
3 Explicar o que é questão agrária. Comentar rapidamente como ela foi resolvida nos Estados Unidos (há um mapa mostrando a redução das terras indígenas daquele país). Analisar a situação na América Latina, mostrando que aqui o confronto mais recente se realizou entre os latifundiários e as grandes massas de camponeses formadas pelos escravos libertos e pelos imigrantes.
4 Comentar que, ao longo do século XX, tanto a população rural quanto a concentração de propriedades foram ampliadas, gerando um crescente descontentamento e agravando a questão agrária brasileira. Relacionar as leis da década de 1960 ao quadro que encontramos hoje, com o fim do colonato e a expulsão dos trabalhadores do campo.
5 Analisar a questão agrária no Brasil enfocando a péssima distribuição das propriedades, concentradas nas mãos de 1% de proprietários que detêm mais da metade do espaço agrícola nacional. Descrever as origens desse fato na época colonial, sem muitos detalhes históricos, associando-as à economia açucareira.
6 Mostrar a mudança de eixo da economia colonial, no século XIX, com o desenvolvimento da cafeicultura. Analisar as conseqüências da decadência do processo escravocrata nessa economia e o incentivo à imigração de europeus, como mão-de-obra assalariada, para substituir os escravos.
7 Fazer um breve histórico do caminho do café pelo Sudeste, sua passagem pelo Vale do Paraíba e sua interiorização pelo oeste do estado de São Paulo. Explicar as principais conseqüências disso, destacando a formação da elite de ricos fazendeiros, seu domínio sobre a política da época a rápida expansão da malha ferroviária (para isso, há um mapa no Caderno).
8 Comentar a coexistência da agricultura de subsistência com a produção cafeeira, relacionando-a a sistema de colonato. Explicar as conseqüências das leis posteriores a 1964, que deram a todos os trabalhadores os mesmos direitos, destacando o aumento do êxodo rural, o crescimento das migrações para o Centro-Oeste em busca de terras e o surgimento dos sem-terra.
9 Resolver os exercícios 1 e 2 da Apostila-caderno. Recomendar a leitura da Tarefa Mínima. Recomendar os exercícios da Tarefa Complementar.
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